O PNCDA – Programa Nacional de Combate ao Desperdício de Água, instituído em 1997, vinculado à Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades – SNSA/MCidades, tem por objetivo geral a promoção do uso racional da água de abastecimento público nas cidades brasileiras, em benefício da saúde pública, do saneamento ambiental e da eficiência dos serviços, propiciando a melhor produtividade dos ativos existentes e a postergação de parte dos investimentos para a ampliação dos sistemas.
No contexto torna se fundamental estabelecer a “cultura” da medição. A Sabesp foi buscar na MS Instrumentos, com a sua conhecida expertise em medição, o parceiro adequado para esta mudança.
Foram alguns meses de trabalhos em campo com linha de medidores de vazão não intrusivos sendo aplicados em diferentes pontos, em linhas de água e esgoto. As tecnologias utilizadas foram Tempo de Trânsito, com o modelo DCT7088 para as linhas de água e Doppler de Dupla Frequência, com o Modelo SX30 para as linhas de esgoto.
Os equipamentos utilizados para os testes eram portáteis, uma linha de montagem bem simples e com longo período de duração de bateria. “Com sensores afixados clamp-on, o medidor pode ser utilizado em tubulações de até 200”, sem a necessidade de troca de sensores. Os dados da medição foram então exportados para o computador e comparados com os dados coletados pelo sistema de supervisão de outro medidor de tipo inserção.
Os testes foram um sucesso, comparados aos instrumentos em processo com erro muito próximo a zero.
Continuando a cooperação foi feita a apresentação, como a melhor solução encontrada para toda a equipe de engenharia e macro operação da SABESP.