MEDIÇÃO DE UMIDADE NO PROCESSAMENTO DE MILHO

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Umidade

O DESAFIO

O milho, uma das maiores fontes de alimento, é cultivado em todo o mundo e distribuído entre indústrias de produção para consumo humano, rações e matéria-prima para centenas de produtos industrializados.  Durante o processo de extração dos grãos (debulha) a umidade precisa ser conhecida e controlada, assim como após as torres que secam o produto. Estas ações são de fundamental importância para assegurar a qualidade dos grãos e protege-los de insetos, fungos e bactérias, que se reproduzem e se desenvolvem no meio, para diminuir a ação de micro-organismos, e retardar a velocidade do processo de deterioração natural. Portanto, o conhecimento da variação da umidade dos grãos ao longo de um processo pode ser uma ferramenta importante no desenvolvimento e na avaliação de estratégias de controle para manter os grãos sadios e reduzir os custos com tratamentos químicos, direcionados para combate a insetos e fungos.

 

A SOLUÇÃO

A MS INSTRUMENTOS fabrica o sensor modelo QB4260, que é uma potente ferramenta de monitoramento em tempo real das umidades.  A medição é com tecnologia N.I.R. (infravermelho próximo) de interação direta com as moléculas da água, e portanto de alta precisão. O QB4260 possui uma interface eletrônica que converte sinais opticos em leitura real para ser mostrada em um display em valores percentuais, ao mesmo tempo que disponibiliza saídas analógicas e digitais para serem interligadas a quaisquer controles lógicos de processo.

 

BENEFICIOS:

Os benefícios principais admitidos pós-implantação são: Maior rapidez em ações corretivas, ganhos de produtividade, redução do consumo de energia e combustível do secador, garantia da condição adequada para armazenagem e processamento do produto final que vai para os silos de armazenamento.