Indústria Cerâmica tem expressivo ganho em seus controles de produção com a instalação da balança Maxperformance-F na correia transportadora para o controle do pó atomizado .
Em processo de fabricação de cerâmica de revestimento, por via úmida, a barbotina (minério moído em via úmida), após peneiramento é secada em um atomizador composto de um gerador de ar quente que produz calor a 960ºC. Bombas de alta pressão lançam a barbotina no seu interior na forma de “spray”. O minério ao encontrar o ar quente gerado tem o seu conteúdo de água evaporado e a parte sólida cai sobre uma correia transportadora na parte inferior do atomizador. Esta parte sólida é chamada de pó atomizado que com umidade de 6,5 a 7,2 % após a atomização, o pó é armazenado em silos para homogeneização. O problema resolvido foi a pesagem do pó atomizado na correia transportadora mencionada, em forma contínua, permitindo a produção melhor gerenciamento do processo de atomização e do processo nas prensas para formação do suporte “ biscoito”.
O tipo de transportador de correia usado em indústrias cerâmicas exigiu que a balança fosse especialmente projetada para o mesmo.
Há muito tempo este cliente buscava solução de pesagem para este tipo transportador, sem sucesso, mas o problema foi resolvido quando trouxe o desafio para a MS Instrumentos!