Medição da Cor na Madeira, Novos Padrões de Classificação

  • Autor do post:
  • Categoria do post:COR
CR 100, Medição On Line da Cor Para Medição da Qualidade da Madeira


A qualidade da madeira pode ser admitida por diversos fatores, porém a cor está entre os mais importantes. Através da cor é possível se estabelecer a classificação por grupos de tonalidade, definir o aspecto estético e aparência superficial, itens estes que facilitam a aquisição e uso específico.

As medidas das cores podem ser utilizadas no momento de compra, para reconhecimento no estoque, para definir alterações conforme, acabamentos, preparação de superfícies e aplicação verniz. Na indústria de pisos a identificação da cor permite a união de lâminas mediante as diferenças de cores, além de definir classes de qualidade. Uma solução para monitorar a cor exata do produto e melhor classificar os critérios de produção é o medidor CR-100 da MS INSTRUMENTOS.

O medidor CR-100 que utiliza uma técnica sem contato para determinar níveis de cor no produto. Consiste em um sensor White-Led instalado a ser posicionado sobre a madeira e uma interface com display digital para visualização do índice medido, em tempo real. A resposta pode ser vista em unidade CIELAB através das coordenadas cromáticas L*, a* e b*, parâmetros estes que permitem diferenciar as cores de forma quantitativamente e qualitativamente entre espécies de madeira. Certamente, o componente “cor” é um fator preponderante no caso dos produtos madeireiros, porém a utilização deste parâmetro ainda não se popularizou na cadeia madeireira do Brasil, diferentemente do continente europeu onde a colorimetria é uma ferramenta fundamental no controle de qualidade destas indústrias.